Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55528

Compartilhe esta página

Título: Variantes para participação social na construção de políticas de gestão universitária no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco : projeções a reboque da tecnologia da informação e comunicação
Autor(es): SANTOS, Helder Caran Ferreira dos
Palavras-chave: Participação social; Gestão universitária; Tecnologia da informação e comunicação
Data do documento: 31-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Helder Caran Ferreira dos. Variantes para participação social na construção de políticas de gestão universitária no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco: projeções a reboque da tecnologia da informação e comunicação. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente dissertação se inscreve no rol de trabalhos acerca do uso de artefatos de tecnologia da informação e comunicação como suporte à participação social, tendo como pano de fundo o projetado Conselho Social do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando-se da estratégia do estudo de caso, a presente pesquisa teve como objetivo geral estimar as variantes para participação dos Conselheiros Sociais no Conselho Social do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco baseadas em tecnologia da informação e comunicação, na formulação e no acompanhamento de políticas sociais na gestão do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Em termos de metodologia, os dados coletados foram analisados por meio de grade de análise para os documentos e de análise de conteúdo para as entrevistas. As análises buscaram como resultados, uma série de variantes de participação apoiadas em tecnologia da informação e comunicação, que foram desde o uso de videoconferências, até a utilização de formulários eletrônicos. Também foram listadas variantes sem suporte efetivo de tecnologia sendo o uso de ambientes de coworking exemplo do que foi listado. todavia, foi enfatizado que a universidade deve garantir os meios necessários à plena realização da tarefa de Conselheiro Social. Como regra geral, pareceu a esta pesquisa que ainda existe o sentimento de distanciamento entre a universidade e a sociedade e que, no que pese a importância relatada no uso da tecnologia da informação e comunicação para diminuir a distância entre essas duas entidades o poder daquelas ferramentas apenas será concretizado se a instituição universitária se colocar em uma postura mais aberta à participação da sociedade em sua estrutura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55528
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Helder Caran Ferreira dos Santos.pdf3,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons